FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Acordos fechados na Rio 2016 podem gerar aumento de fluxo de turistas estrangeiros

Compartilhe essa publicação:

Boa notícia para os empresários do setor. Durante a realização das Olimpíadas, o Brasil fechou acordo de turismo com a Argentina, com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros para ambos os países. A ideia é planejar ações conjuntas para promover as terras brasileiras e argentinas junto à China, que emitiu 130 milhões de turistas para o mundo, em 2015, mas está longe de eleger a América do Sul como primeira opção de viagem.

Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, a China é um país estratégico para a divulgação do Brasil. No fim de maio deste ano, Sampaio entregou à Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados (CTUR) uma lista de projetos de Lei considerados pelos empresários do setor como fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística – entre eles, a possibilidade de flexibilizar a política de concessão de vistos para turistas, uma forma de incrementar o fluxo de visitantes estrangeiros no Brasil. A proposta pretende não só manter a isenção dos vistos para Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, como também incluir a China no rol dos países beneficiados com a medida. Além do alvo chinês, Brasil e Argentina se comprometeram a planejar propostas de ações conjuntas e a trocar experiências, como a participação dos dois nas principais feiras de turismo do mundo. Brasil e Argentina são os principais emissores de turistas entre si.

Já com a Tailândia, um dos maiores destinos mundiais, o acordo com o Brasil, assinado com a ministra do Turismo e Esporte daquele país, Kobkarn Suriyasat Wattanavrangkul, levou em conta a experiência tailandesa na criação de produtos voltados para o turismo de sol e praia. Durante três anos, representantes do MTur participaram de cursos do setor, a convite do Governo do Reino da Tailândia. Esse projeto promoveu visitas às áreas turísticas da Tailândia, que possuem programas-modelo de ecoturismo e turismo sustentável. A intenção era trazer essa experiência para o Brasil para que, no caso de interesse, fossem feitos projetos de cooperação técnica internacional.

“Iniciativas que fomentem o turismo brasileiro são sempre muito bem-vindas. Tivemos uma grande procura por conta da Rio 2016, mas não podemos perder o foco em continuar gerando interesse e curiosidade nos turistas estrangeiros”, comenta o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

Leia também:

Brasileiros e estrangeiros aprovam Jogos Olímpicos e pretendem voltar ao RJ e ao País

Trade turístico comemora os bons ventos dos Jogos Olímpicos

Crescer e aparecer. FBHA lista medidas prioritárias para aumento de fluxo de turistas estrangeiros no Brasil

Scroll to Top