FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Turismo como saída para a crise econômica

Compartilhe essa publicação:

Durante abertura da Abav Expo 2017, presidente da FBHA ressalta a importância do setor como gerador de emprego e renda capaz de dinamizar a economia

Nesta quinta-feira (27), Dia Mundial do Turismo, foi aberta em São Paulo a 45ª Abav Expo Internacional de Turismo, a maior feira de turismo do país, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A abertura do evento, no Expo Center Norte, contou com a presença dos ministros  do Turismo, Marx Beltrão, e da Cultura, Sérgio Sá Leitão; do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; do prefeito de São Paulo, João Dória; do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, além dos líderes das principais entidades do setor e representantes do turismo nos governos estadual e municipal.

Em sua participação na solenidade de abertura, Alexandre Sampaio usou como exemplo a crise vivida pelo Rio de Janeiro para destacar o potencial do turismo como dinamizador da economia e como gerador de empregos e renda. “Milito em turismo desde 1977 e, pela primeira vez, vi o governo e a cadeia produtiva do País reconhecendo que o turismo talvez não seja a única opção, mas a melhor opção para resgatar o Rio de Janeiro, uma cidade ícone, considerada a porta de entrada para o turismo no Brasil”, disse.

O presidente FBHA destacou a importância do programa Rio de Janeiro a Janeiro, anunciado pelo governo federal no último dia do evento Rock in Rio, que estipula um calendário de 14 eventos para a cidade. “Mais que uma vocação natural, um calendário de eventos do turismo é a melhor opção para deixar a cidade de casa cheia o ano todo”, pontuou. 

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lembrou que em outubro completa um ano à frente da pasta e que, em diálogo constante com as entidades do trade, conseguiram em tão pouco tempo colocar o turismo na agenda econômica do governo. “O turismo hoje é respeitado porque é o grande propulsor da geração de emprego no nosso país. A mola mestra para impulsionar a cidade e o Estado do Rio de Janeiro para sair da crise é o turismo”, declarou Beltrão.

Entre os avanços, ele citou o recém-aprovado visto eletrônico para a Austrália, que passa a valer em novembro, e também para EUA, Canadá e Japão, que passa a valer em janeiro de 2018. A iniciativa vai diminuir para 72 horas o tempo para emissão do visto por esses países. Beltrão afirmou ainda que é importante abrir o mercado da aviação para entrada de 100% de capital estrangeiro e limitar a cobrança de ICMS do combustível da aviação em 12% nos estados, entre outros. 

O ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão também falou sobre o programa Rio de Janeiro a Janeiro, destacando as três linhas de ação propostas na iniciativa: esforço na segurança pública, recuperação fiscal e ajuda no desenvolvimento do turismo e da economia criativa. “Tudo que acontece no Rio reverbera positiva ou negativamente sobre o País. Por isso, essa parceria é natural e fundamental”, afirmou o ministro.

Já o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, apontou que é cada vez mais importante promover o diálogo entre poder público e iniciativa privada e trabalhar por regras mais flexíveis. “O Brasil é desejado pelos investidores, temos o maior potencial turístico do planeta, mas quando olhamos as condições de investimento, a falta de clareza das regras e as burocracias, descemos para último da lista”, afirmou Lummertz. 

Aproveitando a presença do ministro do Turismo e de autoridades, o presidente da Abav, Edmar Bull, lembrou a importância de avançar com a atualização da Lei Geral do Turismo, mas ressaltou que as sugestões encaminhadas pelo segmento das agências e operadoras não foram contempladas na proposta encaminhada pelo MTur ao Congresso Nacional.

Com 23 mil inscritos, entre profissionais e representantes de entidades do turismo, a Abav Expo 2017 vai até o dia 29 de setembro.

Scroll to Top