FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Turismo assina acordo pela competitividade

Compartilhe essa publicação:

Nesta terça-feira (01), o ministro do Turismo, Gastão Vieira; o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê investimento em estudos técnicos, cursos, certificações e seminários para estimular o crescimento e o desenvolvimento do setor de turismo. A cerimônia ocorreu no auditório do edifício sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

O novo acordo de cooperação prevê a implantação do Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro, a partir de fatores como infraestrutura, serviços e equipamentos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, além da economia local. A aplicação do índice permitirá o planejamento do setor por gestores públicos.

Estão previstas ainda pesquisas sobre os serviços de hospedagem, impactos da alimentação fora do lar na economia e de agências de viagem, a elaboração de um guia do empreendedor e estudos de investimentos no setor do turismo.

Outras ações que fazem parte do acordo são a qualidade de gestão, com a realização de seminários de sensibilização e mobilização empresarial, normatização e certificação para o setor de alimentação fora do lar e os meios de hospedagem, o turismo de aventura e o ecoturismo, e o fomento ao turismo no entorno de unidades de conservação. O objetivo é certificar os pequenos negócios segundo requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nas ações de promoção e acesso a mercados, o acordo pretende fomentar o Prêmio Nacional de Turismo, como reconhecimento às melhores práticas no setor e ampliar a aplicação da metodologia “Economia da Experiência” em novos destinos, com a realização de viagens técnicas a destinos nacionais e internacionais de reconhecida excelência.

O termo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae tem validade de quatro anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo. As instituições signatárias têm um histórico de mais de cinco anos de trabalhos conjuntos oficialmente.

Scroll to Top