FBHA News
 
 

FBHA News


Acompanhe as últimas notícias sobre a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.
 
 

Registre-se

You need to enable user registration from User Manager/Options in the backend of Joomla before this module will activate.

Login

Quarta, 24 Janeiro 2018 13:16

SHBRS Teresópolis aposta na vocação do município

Escrito por  Comunicação

Clima ameno da região serrana favorece o consumo de bebidas quentes. Sindicato oferece curso de barista para qualificar profissionais para servir café.

A região serrana do Rio de Janeiro é um destino turístico consolidado que atrai pessoas de vários lugares em busca do clima ameno e de boa gastronomia.  Cafeteria é um segmento muito forte nas cidades da região, dado o clima favorável para o consumo da bebida.

Procurando explorar essa vocação do turismo local, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Teresópolis (SHRBST) vem promovendo cursos de barista com o objetivo de qualificar profissionais e melhorar o atendimento nos estabelecimentos desse segmento na cidade. O último deles foi realizado no dia 17 de janeiro na sede do sindicato.

Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais). Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, leite, entre outros. Deve ainda conhecer todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes do processos de extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros métodos de preparo.

O instrutor, Pedro Foster, explicou aos participantes que a cena do café no Brasil está passando por uma transformação. O país, segundo ele, sempre foi conhecido por ter café de baixa qualidade e profissionais que fazem apenas o básico e não estão conectados com a cadeia do café. Pedro Foster apresentou métodos e tendências do segmento que estão aparecendo em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. “A tendência agora é de café especial, café de qualidade, usar o café como uma ferramenta gastronômica. E é aí que entra o barista”, explicou ele.

banner01.jpg




Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades sobre a indústria e mercado.







Consulte aqui todas as edições da newsletter.

 Notícias/Artigos

 
Leia
legislacao

Clipping

Principais matérias e reportagens, publicadas nos veículos de comunicação de maior circulação do país.
Conheça