FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Rio de Janeiro debate defesa do consumidor turista

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Encontro reuniu representantes do governo federal, estadual, municipal e entidades da iniciativa privada

Discutir ações de proteção ao turista consumidor, preparar ações para prevenir eventuais conflitos de consumo e estabelecer procedimentos de contingenciamento e solução de demandas. Com estas propostas foi realizada, nesta quinta-feira (3), na sede da Secretaria de Estado de Turismo, a reunião do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Ministério da Justiça. Os encontros têm sido promovidos nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.

Na reunião foram tratados temas como hospedagem, transporte urbano, terrestre e aéreo, serviços de bares e restaurantes, dentre outros. Segundo a Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, o objetivo é formar uma rede de sinergia entre as entidades envolvidas na atividade turística.
“Vivemos um momento peculiar na defesa do consumidor com a criação de várias ações, comitês e câmaras que auxiliam no trabalho. A proteção ao consumidor é cada vez mais importante, já que a imagem que o consumidor turista tem do lugar que visita está intimamente ligada ao tipo de serviço que ele recebeu. A Copa de 2014 será uma grande oportunidade para o Brasil divulgar a qualidade de seus serviços e o respeito ao consumidor”, disse Juliana.

Alexandre Sampaio de Abreu representou a FBHA no encontro que contou com a participação de membros do Comitê Técnico, representantes do mercado de turismo e órgãos de defesa do consumidor. Para o Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, a iniciativa do Ministério da Justiça, ao realizar as reuniões nas cidades sede da Copa 2014, é louvável. “A Setur-RJ tem certeza que o bom atendimento é a ferramenta que falta para que o Estado do Rio de Janeiro se torne, definitivamente, uma potência mundial no segmento turístico”, disse Ronald

O secretário também lembrou que o PIT (Programa Integrado do Turismo), criado e coordenado pela secretaria, já faz esse trabalho de apoio ao turista, uma vez que o programa integra todas as entidades envolvidas na recepção, atendimento, deslocamento e proteção ao turista. “Com a parceria do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Ministério da Justiça ampliaremos o trabalho”, finalizou.

“Como órgão do Governo Federal, responsável pela promoção turística do Brasil no mercado internacional, entendemos que a qualidade do atendimento aos turistas irá impactar diretamente na imagem que o visitante estrangeiro levará do país depois dos grandes eventos. Neste sentido, acreditamos que iniciativas preventivas para garantir o direito desses consumidores resultarão em resultados do legado da Copa do Mundo de 2014”, disse o assessor da Presidência da Embratur, Leandro Garcia.
Durante a reunião, Juliana Pereira destacou os três pilares importantes para que o turista se sinta bem acolhido e com desejo de retornar ao destino: qualidade, transparência e bom atendimento. Lembrou, ainda, a importância de conhecer as competências e atribuições de cada um dos envolvidos na atividade turística para que as ações sejam feitas de forma integrada e da maneira mais rápida possível, diminuindo a insatisfação do consumidor turista.

O Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania – Plandec foi criado pela presidenta Dilma Rousseff em março desse ano e é coordenado pelo Ministério da Justiça e tem como membros o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa.

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