FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Proposta brasileira de sustentabilidade hoteleira recebe sinal verde do padrão internacional da ISO

Compartilhe essa publicação:

O Brasil acaba de receber aprovação da International Organization for Standardization (ISO) para criar uma norma internacional de sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem. A proposta foi sugerida no ano passado. Com a permissão, a criação do documento internacional terá como base a norma técnica brasileira ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem, criada em 2006, tendo sido revista e ampliada há dois anos.

A discussão e a votação da norma proposta pelo País, em 2012, estão sendo realizadas ao longo dessa semana, em Kuala Lumpur (Malásia), durante a reunião anual da ISO/TC 228 – Tourism and related services, Comitê Técnico responsável pela elaboração das normas internacionais do setor turístico, composto por 58 países de todos os continentes. Na ocasião, acontece também a primeira reunião do WG13, grupo de trabalho criado exclusivamente para este debate.

Para Alexandre Garrido, líder e coordenador da Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem (da ABNT/CE – 54.0004.01), fórum responsável pela elaboração da norma brasileira que dará base ao documento internacional a ser criado, “a sustentabilidade apresenta, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades para os hotéis e a gestão parece ser a solução mais adequada a se trilhar”.

Garrido é também o chefe da delegação brasileira que está em missão na Malásia. Segundo ele, as chances de a proposta ser ratificada pela convenção internacional são grandes, embora o decurso para aprovação plena do documento deva durar cerca de três anos. “É um processo longo até a homologação da norma internacional, mas é o caminho natural para as propostas de padronização de serviços turísticos e já podemos contar com a boa recepção que a sugestão brasileira recebeu de mais de dois terços dos países votantes”, destaca Garrido.

A conquista brasileira também abre a oportunidade de construir, em nível global, uma solução para se aplicar a sustentabilidade nos meios de hospedagem e, com isso, ampliar e fortalecer iniciativas de turismo sustentável no planeta, além de representar o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no Brasil há mais de uma década junto ao setor turístico.

Fonte: Mercado & Eventos

Scroll to Top