FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Programa de eficiência energética da FBHA prevê resução de 30% dos custos com energia, água e gás

Compartilhe essa publicação:

Redução em torno de 30% dos custos do setor hoteleiro com o consumo de energia elétrica, água e gás. É o que promete o Programa de Eficiência Energética da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, apresentado pela entidade durante a 41ª edição da Abav, Feira de Turismo das Américas, de 4 a 8 de setembro.

“A FBHA trabalha pelo pleno desenvolvimento do setor hoteleiro. O programa de eficiência energética pretende nivelar os hotéis e pousadas do Brasil aos padrões de sustentabilidade praticados pela hospedagem na Europa e nos Estados Unidos. Estamos pensando, também, na grande demanda turística em função dos eventos internacionais que vamos sediar”, ressaltou o presidente da entidade, Alexandre Sampaio, pontuando que a Federação quer difundir o combate ao desperdício de energia elétrica, água e gás e, assim, otimizar os resultados financeiros do setor.

Segundo a FBHA, os gastos do setor com energia elétrica chegam a 15% da planilha de despesas, ficando atrás apenas de custos de mão de obra, que representam de 20% a 25% dos gastos totais. O Programa de Eficiência Energética foi desenvolvido em parceria com a Gás Natural Serviços, do Grupo Gás Natural Fenosa, e com a consultoria técnica em eficiência energética de Ricardo Benzamat. Entre outras medidas, prevê substituição de equipamentos, uso de novas tecnologias e mudança de procedimentos, além de recomendar o uso de iluminação por LED. Há, também, soluções sustentáveis, como uso de aquecimento por energia solar, utilização de águas pluviais, substituição dos sistemas de ar condicionado e aplicação de película de proteção solar.

Scroll to Top