FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Embratur propõe ao Itamaraty estender o visto de turistas pós-Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Compartilhe essa publicação:

Medida, que valeria por um ano, está entre as pautas prioritárias defendidas pela FBHA

Uma das principais bandeiras defendidas pela FBHA, a continuação da isenção de vistos pós-Jogos Olímpicos e Paralímpicos, está mais próxima de acontecer. Em reunião no dia 20 de julho, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz; e o presidente da comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Herculano Passos, propuseram formalmente a ideia ao ministro das Relações Exteriores (MRE), José Serra. O objetivo é que o benefício, concedido aos turistas canadenses, japoneses e australianos, permaneça válido por um ano após o evento.

O documento traz dados comparativos com mercados internacionais e previsão de resultados positivos com a medida, considerada estratégica pela Embratur para manter e aumentar o fluxo turístico de estrangeiros após os jogos. “Além de impulsionar o turismo internacional em direção ao Brasil, pretendemos contribuir para a integração e movimentação da cadeia produtiva turística nacional”, afirmou Lummertz.

Segundo o ministro José Serra, que disse ser sensível ao pleito do setor turístico brasileiro, o Itamaraty tem atuado no sentido de tornar o processo de visto para o Brasil mais produtivo.

Bandeira da FBHA

No fim de maio deste ano, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, entregou ao deputado Herculano Passos uma série de pautas prioritárias para o setor. Entre elas, estava a questão da flexibilidade e reciprocidade do visto de estrangeiros. Sampaio defendeu que não só os turistas daquelas nacionalidades deveriam ter esse privilégio, mas também os chineses. Proposta que foi endossada pela Embratur no encontro com José Serra.

“Queremos ampliar o escopo com a inclusão da China e discutir a possibilidade de a isenção ser um grande legado dos Jogos para o turismo, não terminando em setembro, mas sim continuando depois”, afirma Alexandre Sampaio.

Dispensa de visto

Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão foram contemplados com a isenção do visto de turismo, por meio da Portaria Conjunta nº 216, por serem importantes emissores de turistas, demonstrarem interesse em visitar o Brasil e terem forte tradição olímpica. A dispensa garante, até 18 de setembro, estadia limitada a 90 dias a contar da data de primeira entrada em território nacional para cidadãos dos quatro países. A medida do governo brasileiro deve acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, de acordo com estimativa do Ministério do Turismo.

Leia também:

FBHA debate com o deputado federal Herculano Passos projetos estratégicos para o setor em 2016

Isenção de visto de entrada no Brasil para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses começa em junho

Scroll to Top