FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

No ‘Dia de Responsa’, Ambev vai às ruas mobilizar estabelecimentos sobre consumo responsável

Compartilhe essa publicação:

A Ambev realizou no dia 20 de setembro o Dia de Responsa, data dedicada a celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Um dia em que os funcionários da empresa saem às ruas para mobilizar pontos de venda sobre a importância de não vender bebida alcoólica a menores de idade e combater a associação entre álcool e direção.

Criada pela Ambev, a ação está em seu quarto ano e também é realizada pela Anheuser Busch InBev, grupo do qual a Ambev faz parte, com o nome de Be(er) Responsible Day. Todos os 116 mil funcionários da cervejaria em 23 países, sendo 32 mil no Brasil, participam.

Neste ano, o Dia de Responsa teve um significado especial: marca a comemoração de 10 anos do Programa Ambev de Consumo Responsável. O cronograma de ações conta com mobilização interna da cervejaria, doação de 3.750 bafômetros às autoridades de três capitais, ação com times de futebol e concurso entre as ONGs parceiras da empresa.

“Não nos interessa o lucro proveniente do consumo indevido dos nossos produtos. Não fazemos negócios que não sejam responsáveis, tampouco queremos que nossas cervejas sejam consumidas por menores de idade, por quem vai dirigir ou em excesso. Nossos produtos são feitos para celebrar, reunir os amigos e a família. Por isso, há dez anos, criamos o Programa Ambev de Consumo Responsável. Por meio dele, durante a última década, estruturamos diversos projetos em parcerias com ONGs, redes de varejo, associação de bares, governos e meio acadêmico. Acreditamos que trabalhar em rede é a forma mais eficaz de sensibilizar a população sobre o assunto”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.

Dez anos de Programa Ambev de Consumo Responsável

Lançado em 2003, o Programa Ambev de Consumo Responsável tem como principais pilares estimular a segurança viária e o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Durante a década, a Ambev vem construindo uma rede de Responsa, que conta com parcerias com governos, acadêmicos, ONGs, varejo, entre outros agentes sociais. As principais iniciativas desse trabalho são: Supermercado de Responsa, iniciativa para evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país; Bar de Responsa, treinamento aos donos dos estabelecimentos para que eles não vendam álcool para menores de 18 anos; e Jovens de Responsa, trabalho desenvolvido em parceria com 21 ONGs que já impactou mais de 3 milhões de pessoas.

Scroll to Top