FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Marcada reunião para discutir a desoneração da folha de pagamentos

Compartilhe essa publicação:

O próximo dia 29 de janeiro será uma data de fundamental importância para o setor de varejo, com destaque para o de hospedagem e alimentação, que emprega grande número de trabalhadores. Está agendada, pela Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, uma reunião do Grupo de Avaliação da Desoneração da Folha de Pagamentos.

Segundo o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, a Federação, a CNC e outras instituições reivindicam, no senado e no executivo, a inclusão dos estabelecimentos de alimentação fora do lar no Plano Brasil Maior. Um dos objetivos é desonerar a folha de pagamento de bares, restaurantes e afins. 

A FBHA estará presente e realiza consulta junto aos sindicatos filiados e demais entidades ligadas a hotelaria, com a finalidade de levar para a reunião os resultados obtidos após um ano de desoneração do setor.  

De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, no setor de alimentação fora do lar, o foco para os próximos doze meses deverá ser conseguir a inclusão dos restaurantes no Plano Brasil Maior: “As margens de lucratividade estreitas no food service, fruto de aluguéis cada vez maiores – tanto nas lojas e rua quanto em shoppings – energia e gás caros e inflação indireta dos insumos, face ao aumento da incidência da substituição tributária indiscriminadamente pelos governos estaduais, conclama que tenhamos uma compensação tributária para mantermos a competitividade. Sem este diferencial continuaremos a ver empresas fecharem, dado que a violência nos grandes centros e o endurecimento das penalidades da Lei Seca, não são estímulos para o consumidor sair as ruas para jantares e encontros de lazer”, completou o presidente da FBHA.

Para Alexandre Sampaio a participação de todos os sindicatos é importante para que se chegue a melhores ideias e soluções. “Estamos convocando as pessoas a mandarem sugestões de formas e ideias de como podemos diminuir as despesas com a folha de pagamento. Para isso, basta mandar um e-mail para Camila Beraldo (camila.beraldo@fbha.com.br) até o próximo dia 29 de janeiro, com o questionário enviado anteriormente, devidamente deve ser respondido”, completou Alexandre Sampaio. 

Scroll to Top