FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Livro e documentário contam a história do Sindhoteis de Foz do Iguaçu

Compartilhe essa publicação:

Como parte das comemorações do aniversário de 42 anos de fundação, completados no dia 19 de maio, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) lançou no último dia 26 o livro Memórias. Durante jantar no Recanto Cataratas Thermas & Convention, em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi feito o lançamento do livro e apresentado um documentário em vídeo com o mesmo nome, numa celebração à história da entidade.

A preservação da memória é indispensável à valorização histórica da comunidade, definição da identidade e afirmação das experiências coletivas. Esses são pressupostos para a cidadania. Mas nem sempre é possível seguir essa premissa porque as atribuições do dia a dia consomem a maior parte do tempo do homem. Imagine então arranjar tempo para registrar suas vivências.

O Sindhotéis, por exemplo, tem participação efetiva no desenvolvimento da hotelaria e gastronomia regional. É impossível falar do turismo sem mencionar o sindicato. O registro da sua trajetória, entretanto, foi prejudicado por uma série de fatores, como mudanças de sede e temporais que extraviaram e destruíram dezenas de importantes documentos.

O presidente do Sindhotéis, empresário Carlos Silva, destaca que o livro e o documentário retratam capítulos importantes a partir de memórias de presidentes (e seus familiares), funcionários do sindicato e empresários do setor. “O livro é o registro das memórias de homens e mulheres com grande contribuição para a entidade e para Foz”, afirma Silva.

O livro possui 172 páginas, com capítulos dedicados a dez presidentes, aos funcionários da entidade e a 26 perfis empresariais. A obra também resgata vários tipos de documentos, como atas, editais, recortes de jornais e fotos históricas. O documentário tem 14 minutos de duração e é um resumo das entrevistas dos presidentes e familiares.

Scroll to Top