FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

João Pessoa pode ser a primeira cidade brasileira a regulamentar o Airbnb

Compartilhe essa publicação:

A capital da Paraíba pode sair na frente na solução de um dos grandes problemas da hotelaria atualmente: a concorrência predatória provocada pela não-regulamentação da atividade do Airbnb. A ferramenta online, que surgiu como uma opção de hospedagem para turistas e está presente em todo o mundo, por enquanto está isenta do pagamento de impostos, o que permite que os valores das diárias sejam muito menores – em média, 30% – do que os praticados pelos hotéis.

O presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, Graco Parente, foi a campo para tentar equacionar a questão e convidou o vereador Thiago Lucena (PMN) para conhecer o posicionamento da hotelaria sobre o assunto.

Lucena revelou que já está coletando informações para que seu primeiro Projeto de Lei em 2015 seja para regulamentar o Airbnb em João Pessoa. “O Airbnb é uma ferramenta que traz um impacto positivo para o turismo”, diz, ressaltando que a regulamentação é necessária para que haja um tratamento igualitário entre a atividade e a rede hoteleira.

“Ir de encontro ao Airbnb ou colocar os consumidores contra a hotelaria é um equívoco. Mas, não enfrentar e combater a questão, pelos meios legais, seria omitir um problema que poderá acarretar no fechamento de unidades hoteleiras e, consequentemente, em uma série de demissões”, afirma Parente, relembrando que já existe um movimento nacional para minimizar as perdas que os hotéis vêm sentindo.

Scroll to Top