FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Hotel carioca é premiado por programa de eficiência energética

Compartilhe essa publicação:

O carioca Copa Sul Hotel foi premiado no último Congresso da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilites) pelo seu projeto de eficiência energética, que seguiu as medidas e padrões recomendados pelo Programa de Eficiência Energética da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

O resultado teve números expressivos. Uma das medidas que gerou maior impacto foi a aplicação de uma película escura nos vidros das janelas de todo o prédio. Segundo medições executadas, houve redução de 10.600 kwh (20%) no consumo de energia elétrica mensal comparado com o mesmo período do ano anterior, antes da aplicação da película, o que significou uma redução de R$ 5.500,00 naquele mês. Além disso, houve também melhora na proteção dos hóspedes contra efeitos nocivos dos raios UV com bloqueio de 99%. “A localização do Copa Sul Hotel é marcada pela forte incidência de irradiação solar em alguns momentos do dia, causando um aumento excessivo na temperatura interna do local, o que forçava o ar-condicionado a funcionar sempre na máxima potência. E os números não mentem, ao medirmos o resultado, você percebe a eficiência da medida”, explica Alexandre Sampaio, proprietário do hotel.

O programa de eficiência energética da FBHA é desenvolvido com a consultoria técnica de Ricardo Bezamat. “Estamos seguindo a risca o projeto de eficiência energética da Federação e agora estamos trocando a iluminação por LED, substituindo equipamentos e realizando mudanças de procedimentos. As soluções sustentáveis propostas pelo programa também incluem análise das tarifas cobradas pelas concessionárias, aquecimento por energia solar, substituição dos sistemas de ar condicionado e utilização de águas pluviais”, finaliza Sampaio.

Scroll to Top