FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Governo lança eSocial, mas projeto causa preocupação entre empresários

Compartilhe essa publicação:

De acordo com o governo federal o chamado eSocial, projeto que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), irá digitalizar a folha de pagamentos, além de unificar as declarações trabalhistas, aposentará a carteira de trabalho em papel e, de acordo com o auditor fiscal, Samuel Kruger, gerente do Projeto eSocial da Receita Federal, agilizará as demandas do INSS. A ideia é substituir as acrteiraa por um cartão eletrônico em poder do trabalhador.

 Já para o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, o novo formato é motivo de preocupação: “Discussões internas da CNC apontam várias consequências danosas, em especial para as micro e pequenas empresas do comércio, muitas das quais se encontram em localidades onde a disponibilidade da Internet é inexistente”, afirmou Oliveira Santos.

O presidente da entidade informou também que irá encaminhar carta à presidente Dilma Rousseff demonstrando a preocupação do empresariado com a forma que está sendo conduzida a implementação do eSocial. Na carta, ele enfatiza que, da forma que está, o eSocial implicará na reformulação de vários processos internos das empresas, como alteração do sistema de gestão e treinamento de pessoal, o que oneraria o custo operacional. Cálculo da Divisão Econômica da CNC estima que custos para o comércio podem chegar a R$ 5,15 bilhões.

Na carta enviada à presidente Dilma Rousseff, Oliveira Santos informa que, durante a reunião de diretoria da entidade, os presidentes das federações de comércio de bens, serviços e turismo de todo o País identificaram diversas inadequações encontradas no complexo manual do eSocial, composto de 207 páginas. “Este será o novo e sombrio horizonte no Brasil para milhões de empresas, principalmente as representadas pelas federações e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo, que não terão condições de adaptação às novas regras”, completou Antonio Oliveira Santos.

Scroll to Top