FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Gargalos para o desenvolvimento do turismo brasileiro na pauta

Compartilhe essa publicação:

Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo volta a se reunir em Brasília

“Identificação dos Gargalos para o Desenvolvimento do Turismo Brasileiro”. Esse foi o tema da segunda reunião da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo (PNT), realizada nesta terça-feira (17) em Brasília. Composta por técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e representantes de entidades empresariais do setor, a Câmara foi reativada no mês de agosto pelo MTur com o objetivo de debater formas de superar esses gargalos e definir as diretrizes do PNT 2018-2022.

O reforço da imagem do Brasil no exterior, incentivos a investimentos, conectividade digital, definição de novos produtos a partir de vocações naturais, culturais e gastronômicas do país e a consolidação do turismo como política de Estado e qualificação profissional de trabalhadores e gestores do setor foram alguns dos temas discutidos durante a reunião, que aconteceu durante todo o dia na sede da Confederação Brasileira do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Câmara Temática do PNT, liderada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), é um dos três grupos do tipo criados pelo Conselho Nacional de Turismo para a discussão de políticas públicas na área. Há também os colegiados de Qualificação Profissional, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e de Turismo Responsável, a cargo da CNC.  

Presente ao encontro, o secretário-executivo do MTur, Alberto Alves, defendeu união de esforços por mais conquistas no segmento. “Como tem afirmado o ministro Marx Beltrão, somente com a participação das principais lideranças do setor vamos ter um PNT voltado ao efetivo cumprimento de metas. Ninguém melhor que o mercado para nos ajudar a identificar dificuldades”, enalteceu.

O presidente da FBHA e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur), Alexandre Sampaio, que também preside a Câmara Temática do PNT, observou que esta foi a segunda reunião do grupo e visou já discutir com a presença de um moderador, algumas assertivas que possam ser usadas para um arcabouço propositivo a ser consolidado nas próximas reuniões que estão marcadas para os dias 14 e 21 de novembro, respectivamente em São Paulo e Brasília.

As conclusões dessas discussões serão expostas na próxima reunião do Conselho Nacional de Turismo, marcada para dezembro.

Scroll to Top