FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Frente Estadual de Combate ao Contrabando é lançada em São Paulo

Compartilhe essa publicação:

Iniciativa é de coalizão formada por entidades representativas, da qual a FBHA faz parte

Será lançada nesta quinta-feira, às 10 h, no Auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Frente Estadual de Combate ao Contrabando em São Paulo. A iniciativa é do deputado estadual Jorge Caruso e do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, coalizão formada por mais de 70 entidades representativas de setores afetados pelas práticas ilegais do contrabando, dentre elas a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Na ocasião, serão apresentadas as principais medidas para conter o contrabando e comércio de produtos ilegais em São Paulo, um dos estados brasileiros mais prejudicados por esse tipo de crime. Também será promovido um debate sobre as ações que possam contribuir para a defesa do mercado paulista.

O lançamento da Frente é um desdobramento de ações em âmbito nacional nesse sentido. No dia 29 de março, foi lançada em Brasília a campanha nacional “O Brasil que nós queremos”, uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação e do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro. Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções entre o Ministério da Justiça e a Frente Parlamentar.

Estudos mostram que, entre 2012 e 2015, a economia brasileira perdeu R$ 115 bilhões em vendas e impostos com as falsificações. Ao não pagar impostos, nem os custos legais para manter um estabelecimento comercial formal, o atravessador retira recursos do município e, consequentemente, de escolas, postos de saúde e demais serviços públicos. Além disso, o consumidor leva para casa produtos sem garantia e de qualidade duvidosa, muitas vezes fruto de roubo ou trabalho escravo. E o comércio, que gera empregos e movimenta a economia, deixa de vender.

Scroll to Top