FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

FBHA reúne executivos dos sindicatos filiados

Compartilhe essa publicação:

Encontro aconteceu de 6 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro, e teve entre os temas abordados a Reforma Trabalhista e os impactos nas empresas.

Executivos sindicais do setor de hospedagem e alimentação de todo o país se reuniram no Rio de Janeiro de 6 a 8 de novembro para o Encontro de Executivos FBHA, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Durante três dias, eles discutiram questões de interesse do setor, com ênfase para a Reforma Trabalhista e os impactos nas empresas.

Abrindo o encontro, a assessora técnica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Márcia Alves, ministrou palestra sobre o tema Disrupção. Na pauta, a discussão de novas formas de pensar o atendimento ao empresário e novas receitas para o sindicato. A palestra foi seguida por uma dinâmica de grupo visando identificar a essência e a relação de cada com seu ambiente de trabalho. Um momento de aprofundar a troca de experiências entre os participantes e o compartilhamento de problemas e soluções no cotidiano.

Reforma Trabalhista

O segundo dia do evento foi marcado pela palestra da assessora jurídica da FBHA, Lirian Cavalhero, sobre a Reforma Trabalhista. Durante todo o dia, a assessora jurídica da FBHA, Lirian Cavalhero detalhou aos presentes as mudanças nas relações de trabalho previstas na lei sancionada pelo presidente Michel Temer em julho. As mudanças advindas da Reforma Trabalhista entram em vigência no dia 11 de novembro e, conforme ela ressaltou, os sindicatos precisarão passar por grandes reformas internas, com o fim da contribuição sindical compulsória.

“As empresas precisarão treinar seus departamentos de Recursos Humanos e Jurídicos, pois com a Reforma haverá profundas mudanças nas relações de trabalho, podendo ser implementadas diversas formas de trabalho dentro da mesma empresa como trabalho intermitente, tele trabalho, jornada por tempo parcial, terceirização irrestrita, dentre outras”, alertou Lirian.

FBHA reúne executivos dos sindicatos filiados

Benefício Social Familiar

Os executivos ainda conheceram o Benefício Social Familiar, um serviço que pode ser oferecido pelos sindicatos que tem como objetivo amparar e transmitir tranquilidade aos trabalhadores e seus familiares em momentos importantes de suas vidas, evitando que fiquem desamparados por falta de recursos financeiros, alimentares ou apoio social. Por meio dele, são disponibilizados aos trabalhadores benefícios sociais na ocorrência de situações como nascimento de filhos, incapacitação permanente para o trabalho, enfermidade e falecimento.

Da mesma forma, o Benefício Social Familiar também disponibiliza apoio aos empresários do setor, com benefícios específicos, à exemplo do Benefício Medicina e Segurança do Trabalho, que reduz em mais de 30% as despesas da empresa com exames admissionais, periódicos, demissionários, além de laudos técnicos exigidos pela medicina e segurança do trabalhador, entre outros, baseando-se nos valores médios praticados na região onde a empresa está sediada.

O encontro continuou na quarta-feira com a apresentação da carteira de produtos e serviços oferecida pela FBHA aos sindicatos e às empresas do setor de hospedagem e alimentação, tais como o Programa de Eficiência Energética e o Banco de Dados da Contribuição Sindical.

FBHA reúne executivos dos sindicatos filiados

Scroll to Top