FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

FBHA participa do evento Turismo Digital em São Paulo

Compartilhe essa publicação:

Tema da primeira edição do evento é Economia Colaborativa: A Nova Era do Viajante

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, participou nesta quinta-feira do Turismo Digital, evento realizado pela Associação Brasileira de Resorts e o Skal-SP, no Hotel Tivoli Mofarrej.  Em sua primeira edição, o encontro teve como tema Economias Colaborativas: A Nova Era do Viajante.

Em cinco painéis temáticos, os participantes discutiram as transformações no comportamento e no planejamento de turistas do mundo todo provocadas pelo surgimento das plataformas de economia colaborativa. Muito além de opções de hospedagem, esse cenário também se reflete em questões de mobilidade urbana e métodos de compras e consumo. A presença desses serviços é uma realidade não apensa para o viajante de lazer, mas passa a figurar no modo como empresas planejam viagens corporativas.

A proposta do evento foi a de promover diálogos em busca dos melhores caminhos para a regulamentação e a tributação das plataformas, resultando em uma concorrência leal com o empresariado. Alexandre Sampaio participou junto com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Dilson Jatahy Fonseca Jr., do último painel da noite, que abordou os impactos da economia colaborativa nas relações de turismo e as ações do poder público em defesa do empresariado na regulamentação das plataformas de economia compartilhada.

Em sua fala, ele argumentou que não se trata de impedir a atuação desses novos players, mas de garantiar uma concorrência mais igualitária. Sampaio defendeu, entre outras ações, que seja cobada pelo Ministério do Turismo uma contribuição social de 15% das plataformas digitais e que os recursos arrecadados sejam revertidos a um fundo de promoção dos destinos turísticos.

Os painéis ainda abordaram os temas Desafios do Empresariado diante das Teconologias, Economias Colaborativas e o Corporativo e Economias Colaborativas e Lazer, com a participação de nomes importantes como o deputado Herculano Passos (PSD-SP); o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Dilson Jatahy Fonseca Jr.; e do presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rotunno.

Scroll to Top