FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

FBHA leva demandas ao Ministro do Trabalho e Emprego

Compartilhe essa publicação:

Audiência ocorreu na última terça-feira em Brasília

O funcionamento correto do sistema de atualização do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a fiscalização relativa às contribuições sindicais anteriores a 2018. Essas foram as demandas apresentadas pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) ao ministro interino do Trabalho e Emprego, Helton Yomura, em audiência ocorrida na última terça-feira (06.03) na sede do ministério, em Brasília.

Participaram da reunião o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; Bruno Rosa e Silva, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Teresópolis-RJ (SHRBST); Lirian Cavalhero, assessora jurídica da FBHA; e o superintendente regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Adriano Bernardo.

“Fomos recebidos pelo ministro para tratar dos processos pendentes de nossos sindicatos para a obtenção de registro sindical, da dificuldade enfrentada para fazer a atualização dos dados sindicais no site do MTE e de uma possível parceria para a cobrança das contribuições sindicais dos últimos cinco anos de empresas em lucro real e presumido, gerando assim receitas para as entidades sindicais e para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)”, informa o presidente da FBHA.

Durante a audiência também foram tratados temas como folga coincidente com domingo e trabalho parcial de 30h e 32h semanais. Ao final, Alexandre Sampaio convidou o ministro Helron Yomura para abrir a reunião da FBHA que ocorrerá em Brasília em maio, quando será realizada a eleição para a escolha da nova diretoria da instituição.

Scroll to Top