FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

FBHA e SinHoRes participam da criação da primeira Casa de Fomento ao Turismo do Brasil

Compartilhe essa publicação:

A região do Oeste Paulista será contemplada com a primeira Casa de Fomento ao Turismo do Brasil, projeto realizado por um grupo de instituições do setor. O objetivo é potencializar o turismo nos 54 municípios que compõem a região. O espaço funcionará no Centro Cultural Matarazzo, da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente. A inauguração será no dia 1º de outubro, com as presenças do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, e do presidente Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHoRes) de Presidente Prudente, Rubens Afonso, entre outras autoridades políticas e do setor de turismo.

O projeto aposta no grande potencial turístico da região para fomentar o número de visitantes, principalmente brasileiros. Cortado pelos rios Paraná e Paranapanema e com ricas fauna e flora, o Oeste Paulista tem vocação para o turismo náutico, com passeios por ilhas fluviais, e ecológico — a região abriga, por exemplo, o Parque Estadual do Morro do Diabo, no município de Teodoro Sampaio. Também a cultura regional e as festas religiosas e de produtos da economia local, entre outras, podem atrair visitantes. Outra modalidade que a Casa aposta é o turismo de negócios, uma tendência de todo o Estado de São Paulo.

O Oeste Paulista reúne cerca de 1.500 hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares. Com o apoio da FBHA, única federação com representatividade legal em âmbito nacional nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, a Casa de Fomento ao Turismo será um fórum permanente de discussões e ações entre os empresários locais.

“A FBHA é a instituição patronal politicamente mais representativa dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar junto aos poderes públicos. Queremos fortalecer o desenvolvimento deste importante polo turístico do Estado de São Paulo, oferecendo à Casa as nossas expertise e articulação nacional. Temos a expectativa de que muitas outras Casas de Fomento ao Turismo serão criadas em todo o País”, destaca o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

A Casa implantará ações estratégicas para estimular o trade turístico, inicialmente, em 12 municípios da região: Presidente Prudente, Iêpe, Santo Expedito, Rancharia, Presidente Epitácio, Panorama, Rosana, Paulicéia, Martinopolis, Teodoro Sampaio, Pirapózinho e Narandiba. Essas cidades já são contempladas com o programa Circuito Oeste Rios, do Sebrae, que se integra ao projeto da Casa para capacitar empresários com cursos, palestras e oficinas sobre gestão de negócios, qualificação de mão de obra e motivação profissional, entre outros temas.

“A expectativa é de que a Casa de Fomento ao Turismo insira definitivamente o Oeste Paulista com todo seu potencial no mapa turístico do Brasil e consequentemente estimule a economia local”, afirma o presidente do SinHoRes, Rubens Afonso.

O projeto é realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHoRes) de Presidente Prudente, pela Convention Visits Bureau, Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Presidente Prudente. Além da FBHA, a Casa de Fomento ao Turismo tem ainda como parceiros a Secretaria Municipal de Turismo, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Sebrae, a Associação Empresarial e Comercial de Presidente Prudente e o Senac.

Serviço
Inauguração Casa de Fomento ao Turismo
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Matarazzo – Rua Quintino Bocaiúva, 739 – Vila Marcondes – Presidente Prudente

Scroll to Top