FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Dia Mundial do Turismo completa 33 anos de celebração

Compartilhe essa publicação:

O Dia Mundial do Turismo celebra-se, desde 1980, em 27 de setembro. O estabelecimento de uma data comemorativa para o setor teve como principal objetivo ressaltar sua importância na sociedade e destacar seu valor cultural, econômico, político e social. O turismo é um setor que regista elevados índices de crescimento em vários países, mas além de benefícios econômicos, a atividade assume importância vital na promoção da cultura, língua e costumes de um povo.

Além da parte cultural e ecológica, a questão econômica também precisa ser destacada, pois o turismo atualmente é uma atividade fundamental para diversos países, sendo muitas vezes, sua principal fonte de recursos. Segundo a OMT, entre janeiro e abril de 2013, registaram-se, em todo o mundo, 298 milhões de turistas (mais 12 milhões comparativamente com igual período em 2012). A organização estima que entre maio e agosto de 2013 mais de 435 milhões de turistas tenham viajado em todo o mundo. Os números realmente impressionam.

Em 2013, comemorou-se pela 33ª vez o Dia do Turismo. Mas não é só o setor e os profissionais que nele diretamente trabalham que têm motivos para celebrar. O turismo é uma atividade econômica que abarca diversas áreas como transporte, hospedagem, alimentação, diversão e etc.

E como a atividade também está muitas vezes ligada à natureza, em 2013, a Organização Mundial do Turismo (OMT) escolheu o tema “Turismo e Água: Proteger o nosso Futuro Comum” para celebrar a data. E o evento oficial aconteceu nas Maldivas. Segundo o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, a data é uma oportunidade para chamar a atenção sobre a importância da água. Neste ano destacou a responsabilidade da indústria turística em proteger e administrar a água de modo inteligente: “Neste Ano Internacional da Cooperação na Esfera da Água convido os estabelecimentos turísticos a reduzirem o consumo e melhorem a gestão dos dejetos e peço às pessoas que contribuam adotando decisões que levem em conta o meio ambiente durante suas viagens”, completou Rifai.

Scroll to Top