FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Bares e restaurantes de Varginha já garantem vagas no Concurso Gourmet

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Evento faz parte do Festival Gourmet e Cultural de Varginha, pomovido pelo Sehav e WEspanha Comunicação Inteligente

O Concurso Gourmet já abriu suas inscrições para a edição de 2018. Com vagas limitadas, bares e restaurantes já estão em busca da sua participação. O evento, que integra o Festival Gourmet e Cultural de Varginha, promovido pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (Sehav) e a WEspanha Comunicação Inteligente, tem como objetivo fomentar o movimento nos estabelecimentos participantes.

Em 2017, o Concurso registrou um crescimento de 50% no número de inscritos. Neste ano, ele acontece entre os dias 20 de abril a 14 de maio, oferecendo a oportunidade de divulgação de marcas e, ao público, um ambiente agradável e rico em gastronomia.

No Concurso Gourmet, os participantes são concorrentes e terão seus pratos desenvolvidos a partir de um ingrediente especial definido pelos organizadores do evento. Para este ano, o ingrediente escolhido é o Queijo Brie da Cocatrel.

“O Festival é uma grande oportunidade para o nosso setor que, apesar da crise, tem feito bastante esforço para manter o ritmo das vendas. O Concurso Gourmet é uma competição saudável que nos obriga sempre a buscar inovação em nosso cardápio. Não é possível mensurar o quanto o Festival ajudou meu estabelecimento”, comentou Rodrigo Carneiro, proprietário do Miolos Botequim, restaurante vencedor do Concurso da edição 2017.

Os pratos inscritos para o Concurso deverão ser oferecidos todos os dias de evento, com descontos que variam entre 10% a 50%. No dia 14 de maio, os chefs deverão preparar seus pratos ao vivo aos olhos do público e passarão por uma Comissão Julgadora que contará com profissionais renomados e qualificados para avaliar os estabelecimentos.

“Toda vez que se fala sobre um Concurso Gourmet, é gratificante para nós que trabalhamos nessa área porque é a realização como profissional. A gratificação é muito grande em ser procurado pelas pessoas por conseguir criar pratos saborosos com produtos tão diversos. Um evento como esse ajuda também na profissionalização do setor, gerando uma projeção sobre nossas atividades muito grandes”, explica Ricardo Martim, proprietário do Sericícola Bistrô.

Um dos objetivos desta fase é incrementar as vendas dos bares e restaurantes através da experimentação e divulgação de seus pratos especialmente elaborados para o Concurso. Segundo a ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, eventos gastronômicos aumentam em até 40% o faturamento dos estabelecimentos participantes.

Outro intuito do Concurso é o desenvolvimento do turismo regional através da gastronomia como diferencial competitivo. Dados da Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais apontam que turistas que visitam o estado têm na gastronomia a principal referência entre todos os setores.

“Um evento como o Concurso Gourmet traz inspirações para criarmos um produto novo e isso gera um entusiasmo e uma necessidade de inovação do dia a dia. Como cozinheiro, é sempre ótima uma competição saudável como essa para abrirmos a barreira da imaginação, misturando sabores e gerando harmonização nos pratos. Isso sem contar a visibilidade que nossa marca ganha com este tipo de evento”, aponta Augusto Haki, dono da Choperia e Izakaya Seo Haki.


 

Além disso, os estabelecimentos inscritos terão um material de divulgação de suas marcas com mídia de apoio que incluem guia, flyer, Facebook, site, televisão e rádio. Já o material de divulgação no ponto de venda oferece: jogo americano, display de mesa e banner. Os participantes terão a chance de divulgar os seus cardápios para um público direcionado, aumentando suas vendas e gerando mídia espontânea.

“Nós ficamos muito felizes com o resultado do último Concurso Gourmet, no qual conseguimos ficar em 3º lugar. Para este ano, estamos preparando um prato especial com o ingrediente obrigatório e estamos muito empenhadas em criar um sabor bem especial para surpreender de novo. Eu recomendo que todos do setor participem para fazermos um festival lindo nesta edição”, comemora Fernanda Foresti, proprietária do Ma Chérie Crepe e Café.

 

 

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