FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Aumentar fluxo de turistas internacionais para o Brasil é prioridade das entidades do setor

Compartilhe essa publicação:

O aumento do fluxo de turistas internacionais é uma das prioridades do setor para 2016. Só para se ter uma ideia, o primeiro semestre desse ano registrou alta nas despesas dos visitantes estrangeiros no Brasil. Entre janeiro e junho, o total desembolsado foi de US$ 3,15 bilhões, enquanto no mesmo período do ano passado ficou em US$ 2,94 bilhões. A expectativa ainda é maior para o segundo semestre, por conta da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Mas as perspectivas não param por aí. Várias medidas, se tomadas, podem fazer com esse aumento seja ainda maior, como a continuidade da isenção de visto para os turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses, por conta dos Jogos; e a participação do País em eventos de atração de turistas em mercados remotos como China e Austrália.

Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, a China é um país estratégico para a promoção do Brasil. No fim de maio deste ano, Sampaio entregou à Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados (CTUR) uma série de pautas prioritárias para o setor. Entre elas, estava a questão da flexibilidade e reciprocidade do visto de estrangeiros. O presidente da FBHA defendeu, também, que não só os turistas daquelas nacionalidades deveriam ter esse privilégio, mas também os chineses.

“Queremos ampliar o escopo com a inclusão da China e discutir a possibilidade de a isenção ser um grande legado dos Jogos para o turismo, não terminando em setembro, mas sim continuando depois”, afirma Alexandre Sampaio.

Entidades do setor, como a Embratur e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), reconhecem a importância do aumento do fluxo desses turistas. No dia 26 de julho, foi realizada uma reunião entre os órgãos para debater possíveis ações conjuntas, em prol desse crescimento.

Saiba mais:

Embratur propõe ao Itamaraty estender o visto de turistas pós-Jogos Olímpicos e Paralímpicos

FBHA debate com o deputado federal Herculano Passos projetos estratégicos para o setor em 2016

Scroll to Top